Passo a passo da Locação Residencial – Acompanhe todos os itens para evitar transtornos

Tempo de leitura: 3 minutos

A locação residencial se divide em alguns passos principais, conforme a seguir:

Proposta

Após decidir pelo imóvel, normalmente o candidato faz um proposta contendo somente o valor do aluguel, contudo, existem alguns requisitos que devem conter na proposta conforme abaixo:

Aceite da proposta

Recebendo a proposta, o LOCADOR poderá aceita-la ou não. Poderá aceitar parcialmente ou totalmente. Ideal também que se coloque na resposta as condições e exigências que tem para o imóvel, assim ficará registrado e formalizado.

Entrega de documentos e análise do Candidato

Com o aceite da proposta nos termos ajustados pelas partes – Locador e Inquilino, segue-se para entrega dos documentos, análise de idoneidade e renda, e formalização do contrato.

#VERIFICAR A IDONEIDADE DO INQUILINO

PAGAMENTO DA ANÁLISE DO LOCADOR

De acordo com o inciso VII do artigo 23 da Lei 8.245/1991, as despesas necessárias à aferição da idoneidade do candidato e seu fiador são do LOCADOR.
No entanto, o Locador poderá solicitar a apresentação de documentos e certidões pelo pretendente a INQUILINO.
O LOCADOR poderá fazer por si a análise do CANDIDATO ou, contratar uma empresa, um despachante, um advogado ou uma imobiliária para averiguar a renda. Caso contrate, o custo dessa análise será seu.

Formalização do contrato

Com a documentação entregue, procede-se com a elaboração do contrato. As partes assinam, com firma reconhecida ficando uma via para cada. Importante assinar 2 testemunhas no contrato para o caso de futura execução.

DICA – Caso decidam por registrar o contrato para o caso de garantir o direito de preferência, ou mesmo, para garantir a locação, será necessário formalizar uma terceira via que ficará no cartório.

DICA – Verificar as datas de entrada do imóvel. Calcular tempo hábil para fazer a vistoria, proceder com a ligação de água, esgoto, energia, telecomunicações como internet e telefone.

Transferência de titularidade e religação das contas de consumo – Água, energia, Telefonia e Internet

Orientamos que no início da locação, o LOCADOR providencie a transferência da titularidade das contas de consumo e entregue o imóvel com energia, água e pontos de telefonia prontos para ligação de internet.

Vistoria de entrada no imóvel

– Agendar e realizar a vistoria no imóvel, com o checklist e fotos.
– Incluir as informações do Checklist no Termo de vistoria com as fotos, sendo que para não ficar muito grande o termo de vistoria, as fotos podem ser enviadas por e-mail e respondidas com “de acordo” pela parte que recebeu o e-mail.

Entrega das chaves

– Com o Termo de vistoria pronto, providenciar a assinatura do Termo de vistoria e a entrega das chaves para início da locação.

Término da locação

– Realizar a vistoria final através de um checklist para conferir com o Termo de vistoria inicial.
– Havendo qualquer divergência, fazer anotações para incluir no Termo de vistoria final.
– No caso de necessidade de reparos, ajustar (combinar) como serão realizados os reparos e qual o prazo para realização.

Término da locação – Rescisão antecipada

– Nesse caso a locação termina de forma antecipada, antes de concluído o prazo contratual.

– Providenciar a notificação via cartório para contagem de prazo de rescisão da locação – mínimo de 30 dias após o recebimento da notificação

– Na notificação incluir já as datas para vistoria final, formalização do termo de quitação e Termo de vistoria final.

Transferência de titularidade de contas de consumo

 

Orientamos que, na entrega do imóvel, o INQUILINO providencie a transferência da titularidade das contas de consumo para o LOCADOR

Vistoria Final

 

Fazer a vistoria final com checklist comparando com o Termo de vistoria inicial, anotando os danos ou itens de reposição

Recibo de quitação

 

Recibo de quitação das obrigações – Esse recibo deve ter a declaração de que quaisquer contas de consumo ou encargos como condomínio e IPTU ocorridos durante o período da locação serão de responsabilidade do inquilino, mesmo que lançados posteriormente. (Veja MODELO do recibo nos ANEXOS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *